A tecnologia evolui cada vez mais, por isso não é de espantar que a nossa casa tenha sido invadida por todo o tipo de aparelhos eletrónicos, desde telemóveis a computadores. Mas já alguma vez considerou que a tecnologia nos pode ajudar a tornar as nossas casas mais sustentáveis e até ajudar-nos a controlar luzes e aquecimento mesmo quando não estamos em casa? Pois bem, hoje em dia, isso já é uma realidade! Se quer saber mais, este artigo é para si:
Domótica: o que é?
Quando falamos em casas «inteligentes», falamos de domótica, palavra que resulta da junção de domus (latim para casa) e robótica. O objetivo principal da domótica é controlar todos os aparelhos eletrónicos e elétricos de uma casa tanto remota como localmente, através de um comando central. Apesar de ser algo que já existe há algum tempo, esta tecnologia apenas começa a ser utilizada mais recentemente, já que os avanços tecnológicos permitem um maior controlo e integração dos sistemas ao controlador central e até a aplicações no telemóvel.
Como funciona?
Regra geral, os sistemas que se desejam controlar são ligados a uma instalação central localizada no interior da casa (na entrada, por exemplo), a partir da qual se pode controlar tudo, desde estores à intensidade da luz. Com o advento de tecnologia cada vez mais avançada, já é possível adquirir soluções de sistemas que podem ser controlados através de um telemóvel ou um tablet, bastando apenas ter ligação à internet ativa para conseguir controlar a casa inteira. A instalação deste sistema também é simples, já que funciona através da rede elétrica, colocando-se tomadas com módulos especiais para que possa ligar os aparelhos desejados ao sistema.
O que a domótica pode fazer numa casa?
As possibilidades são virtualmente infinitas, especialmente porque estas tecnologias estão em constante desenvolvimento, sendo cada vez mais utilizado o comando por voz. Atualmente, pode controlar:
- Estores elétricos, abrindo-os e fechando-os quando quiser
- Regular a intensidade das luzes e ligá-las ou desligá-las
- Ligar a rega no seu jardim através de um simples botão
- Ligar o ar condicionado
- Abrir a porta a alguém
- Ligar o forno ou qualquer outro eletrodoméstico remotamente
- Comandar as câmaras exteriores de sua casa
- Detetar inundações
Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas é já a realidade para muitas pessoas!
Imagine só: chega a casa após um longo dia de trabalho, e pode ligar a luz só com a sua voz, dirigindo-se para a cozinha, onde já tem o forno pré-aquecido (que ligou antes de sair do trabalho) e enquanto o jantar aquece vai para a sala aquecida remotamente pela aplicação. Um sonho, verdade?
Onde encontrar?
São várias as empresas que fornecem serviços de domótica para as nossas casas, dispondo de várias soluções para tornar o seu lar mais inteligente. Os produtos-estrela atuais são as colunas inteligentes, que podem estar ligadas à sua casa e controlá-la quando você o pedir. As mais conhecidas são a Amazon Echo e a Google Home, com vários adeptos em todo o mundo. São uma tecnologia que se encontra em franca expansão, devido ao interesse gerado junto do público, e que prometem não só otimizar a sua casa como ajudar no seu entretenimento.
Vantagens de uma casa mais inteligente
Pode parecer que a instalação de um sistema de domótica seja um investimento demasiado elevado e com pouco retorno, mas isso não é verdadeiro. Uma casa inteligente traz-lhe diversas vantagens, como:
- Maior segurança, já que o sistema pode detectar intrusos, inundações e fugas de gás, agindo da forma mais apropriada segundo o caso (chamando a polícia, cortando o gás…)
- Fácil de usar, permite tornar o seu dia-a-dia mais prático de formas que você não antecipa
- Economia de energia, já que pode ter maior controlo sobre sistemas de aquecimento e iluminação, e até ter acesso a formas de optimizar o desempenho da sua casa nestes pontos
- Aumento do conforto e qualidade de vida, já que pode programar a sua casa para ser aquecida ou arrefecida algum tempo antes de chegar, para que tudo esteja a postos quando entrar em casa
- Redução/eliminação de tarefas rotineiras, como regar o jardim e gerir electrodomésticos.