Buscar
  • janela-perfeita

Vidros duplos! O que são e para que servem?


As janelas com vidros duplos são um elemento essencial para a hermeticidade de uma casa, por três grandes factores:

  • melhoram o conforto térmico;

  • têm um importante desempenho no isolamento acústico;

  • acabam por ser uma segurança para travar assaltos.

As gamas são numerosas e variadas, quer sejam para casas novas ou remodeladas. No artigo de hoje, a Janela Perfeita explica tudo em 6 pontos, sobre este tipo de janelas, como as diferenças entre janelas de alumínio com vidro duplo e janelas de vidro duplo em PVC; bem como os critérios que deve ter em conta na hora de as comprar e os respetivos preços.

Continuamos? Então venha daí!


Por que escolher janelas com vidros duplos?

Outrora, as janelas de vidro eram simples e partiam com o menor movimento. Assim, as janelas de vidros duplos acabam por ser uma evolução natural deste tipo de revestimento. Hoje em dia, as empresas, as grandes superfícies e as residências privadas têm, geralmente, janelas com vidros duplos.

Por um lado, porque o isolamento de vidros duplos cumpre as normas legais impostas em novos edifícios e regulamentos térmicos. Por outro lado, porque o seu próprio desempenho térmico, acústico e de segurança, revolucionou o conforto interior de uma casa e desencadeia uma grande poupança de energia.

Por isso, hoje em dia, é natural as construções novas e remodelações incluírem janelas com vidros duplos nos seus projectos.


Como é constituída uma janela de vidros duplos?

Ao contrário do vidro simples convencional e como o próprio nome sugere, o vidro duplo é composto por duas camadas de vidro sobrepostas. Estes últimos podem ser de tamanhos diferentes (no caso de vidros duplos de isolamento acústico assimétrico), mas são, geralmente fabricados, no formato padrão de 4 mm.

Um espaço oco é deixado entre as duas camadas, chamado de lâmina. Esta lâmina é normalmente preenchida com ar ou gás argão/argónio ou crípton. É calibrado em 12 ou 16 milímetros. O gás argão, que é introduzido entre os vidros, torna o conjunto mais eficiente em 10%.

(Nota: cada dimensão corresponde a uma necessidade específica).

Esses gases têm a particularidade de serem menos condutores de calor que o ar e, portanto, mais eficazes em termos de isolamento térmico, mas também são mais caros. Entre as janelas, na moldura da janela, é colocado uma lâmina de alumínio ou material sintético. Isto irá eliminar as pontes térmicas e, assim, melhorar o poder de isolamento do vidro duplo.


O que foi feito para melhorar o desempenho dos vidros?

Não podemos dizer que existe um modelo de janelas com vidros duplos feito para o resto de todos os tempos. Não. A ciência e a tecnologia estão em constante progresso, como tal, os peritos procuram também melhorar aspectos inerentes às janelas com vidros duplos.

Além disso, no mercado também encontra, cada vez mais, janelas com vidros triplos (três camadas de vidro, portanto, novamente separadas por ar ou gás). É quatro vezes mais eficiente em termos de desempenho térmico do que os vidros simples, duas vezes mais que o vidro duplo padrão.

A longo prazo, os profissionais acreditam que o vidro triplo será a nova alternativa, assim como o vidro duplo superou pouco a pouco os vidros simples, desde o final dos anos 80.


Para tirar todas as duvidas pode visitar o nosso site clicando aqui.


15 visualizações
 

00351 968541403

Valença, Viana do Castelo, Portugal

  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Janela Perfeita.